O vídeo abaixo é uma boa dica, pois além de contar um pouquinho mais sobre a vida de B.F. Skinner, também explica um processo muito importante para o behaviorismo, chamado modelagem.
Nas palavras do próprio vídeo: a essência do trabalho de Skinner é que podemos manipular (não no sentido ruim que a palavra "manipular" adquiriu, mas simplesmente significando "agir sobre") os ambientes de maneiras que nos permitem produzir qualquer tipo de comportamento que desejamos e que podemos desenvolver pessoas tornando possível qualquer futuro que desejarem.
As contribuições para o campo da educação que o vídeo apresenta são principalmente relacionadas ao planejamento de ensino. Sempre lembrando que o experimento com o pombo é apenas uma ilustração dos processos comportamentais humanos, perceba o que Skinner faz: ele tem em mente um objetivo, um comportamento final que ele espera que o pombo apresente: dar uma volta completa no sentido anti-horário. O pombo inicialmente não é capaz de apresentar este comportamento para receber a recompensa, afinal ninguém nasce sabendo, mas somos capazes de aprender. Para isso ele estabelece comportamentos intermediários e vai recompensando-os pouco a pouco quando são apresentados: virar a cabeça para a esquerda, depois o corpo todo, e assim por diante, até a volta completa.
Assim é também na educação de crianças: é preciso que o educador tenha seus objetivos de ensino bem claros, e esteja atento para cada progresso dos alunos no sentido destes objetivos, recompensando cada passo avançado para garantir que a criança saiba que está no caminho. E para esta recompensa, basta um sorriso, um comentário confirmatório, um gesto de atenção. Lembre-se da importância que você tem para eles.
A discussão continua nos comentários e nas nossas aulas.
Até a próxima!
Autor: Fabio Henrique Medeiros Bogo
Referências: KUBO, Olga Mitsue e BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, Vol. 5 (2001).
Nenhum comentário:
Postar um comentário