Textos das aulas sobre Behaviorismo (Parte III)


Olá pessoal! 
Damos continuidade à publicação dos textos que foram utilizados nas aulas em que tematizamos o Behaviorismo. 


Este é o texto que foi utilizado na Aula 1 da Liediani de Souza e da Monique Fracaro.

Bom proveito!


Caros (as) Meninas e Meninos do curso de Magistério!
 

Desde o inicio das aulas temos compartilhado informações e idéias sobre o que é Psicologia, e agora realmente entraremos no assunto tão aguardado (esperamos) que são as diferentes teorias.  Nós iniciamos nossos estudos diferenciando conhecimentos do senso comum de conhecimento cientifico. Vamos relembrar? Conhecimentos do senso comum são aqueles que nós acumulamos ao longo de nossas experiências e os que nos permitem lidar com o nosso cotidiano. Já o conhecimento científico é desenvolvido baseado na vida cotidiana, mas com o objetivo de compreendê-la, transformando assim a nossa realidade em objeto de investigação. Para que uma área do conhecimento seja considerada como ciência, é preciso que sigam alguns princípios básicos que já foram mencionados em sala, como possuírem um objeto de estudo, os conhecimentos devem ser elaborados de forma sistemática de maneira a serem verificáveis, método... Enfim, um conhecimento só poderá ser chamado de cientifico se apresentar ou seguir esse conjunto de características quando for desenvolvido.  Durante as próximas aulas, nós teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Psicologia e iniciaremos pelos conhecimentos elaborados pela “Corrente” Teórica denominada como Behaviorismo.

Abaixo segue o texto que será utilizado nessa primeira aula.
Abraço a todos (as) e uma ótima aula!  



HISTÓRIA DO TERMO BEHAVIORISMO

            O termo Behaviorismo foi utilizado pela primeira vez em 1913 pelo americano John Watson. Esse termo é originado da palavra inglesa behavior que quer dizer comportamento. A proposta de Watson era de estudar o homem cientificamente, rompendo um pouco com a idéia predominante naquela época, de que o homem era um ser divino sendo impossível estudá-lo. 
            Watson deu a Psicologia o caráter científico que os psicólogos da época buscavam. Abordando os comportamentos observáveis como objeto de estudo e se utilizando de um método rigoroso de análise, Watson deu a Psicologia o status cientifico.  A hipótese principal de Watson é o que o comportamento humano era determinado por variáveis ambientais, para testar sua hipótese utilizou do método experimental realizando principalmente pesquisas com animais que demonstraram a relação do ambiente com a ação do homem.

MAS AFINAL, O QUE É COMPORTAMENTO?

            Comportamento é a interação entre a ação do homem (ou animal) e o ambiente. Vamos delimitar melhor os aspectos dessa definição.
            A ação do homem é aquilo que pode ser observável. O ambiente é o que ocorre antes e depois da ação. Observe o quadro abaixo:

Situação Inicial ou Antecedente
Ação
Situação Final ou Consequente
Meio no qual uma resposta ocorre.

Aquilo que o indivíduo faz.
Meio após a ação do organismo.

Para tornar mais claro, atentemos ao exemplo, use sua imaginação.
O nosso amigo abaixo está subindo escadas, certo?
boneco verde caminhando.jpg
            Como podemos ter certeza? Vamos observar o ambiente.
            Inicialmente nosso amigo deveria estar no começo da escada, nos degraus de baixo, já que normalmente não começamos a subir uma escada pelos degraus do meio. Diremos, então que o ambiente inicial, ou a situação inicial, seja o primeiro degrau. Nosso amigo já está no meio da escada, portanto ele deve ter se movimentado até o degrau em que está até agora, como ele não voa, supomos que ele caminhou até ali. A situação final desse movimentar a partir do degrau inicial nos permite dizer que ele está no degrau atual.
 Vamos esquematizar para tornar mais claro.

Situação inicial
Ação do nosso amigo
Situação final ou consequente
Primeiro degrau.
Movimentar das pernas e braços
Amigo no quinto degrau
Amigo em condições de subir a escada.

Mais próximo da porta.
Escada em boas condições

            O quadro nos dá uma perspectiva mais clara do exemplo. Olhando o desenho poderíamos dizer que nosso amigo estava subindo escadas, mas temos a confirmação quando observamos a ação desse individuo no ambiente em que ele, nosso amigo, está. O comportamento não é composto apenas pela ação do indivíduo, mas no ambiente no qual está ação ocorre.
            Vamos descrever mais um exemplo.
 O que o Garfield está fazendo?


Garfield_dando_tchau.gif            Dizendo oi? Cumprimentando? Dizendo tchau? Dizendo para parar de fazer algo?
            Esse exemplo não é tão claro quanto o primeiro, porque neste só temos a ação do Garfield, ele está com a mão parada, sorrindo, mas não temos informações sobre o ambiente no qual esta ação está ocorrendo, portanto, não podemos dizer qual é o comportamento.

Situação inicial
Ação do Garfield
Situação final ou consequente
?
Mão parada
?
Sorrindo

RESUMINDO: O comportamento é interação entre a ação de um organismo e o meio em que a ação ocorre. O ambiente é delimitado pelo que ocorre antes e depois da ação do organismo.




Referência

Bock, A. M., Furtado, O., & Teixeira, M. d. (2006). Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia (13ª ed.). São Paulo: Saraiva.


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