Olá pessoal! Segue abaixo o conteúdo programático da nossa disciplina, para que possamos juntos acompanhar e nos localizar em nosso processo de aprendizagem, quais temas já discutimos e quais estão por vir. Este conteúdo é o mesmo que foi socializado no Plano de Ensino:
Conteúdo Programático:
Unidade I: Contextualização da Psicologia: aspectos históricos e conceituais
1.1. Conceito/ O que é Psicologia?
1.2. Psicologia do senso comum. Senso comum: conhecimento da realidade;
1.3. Aspectos históricos da ciência psicológica;
1.4. A psicologia como ciência;
1.5. O objeto de estudo da Psicologia;
16. A subjetividade como objeto de estudo da Psicologia;
1.7. As diferentes escolas psicológicas no séc. XX.
Unidade II - A Psicologia e sua Relação com a Educação
2.1. A contextualização histórica da Psicologia na formação dos professores;
2.2. Principais teorias e suas contribuições aos processos de ensinar e aprender;
2.2.1. BEHAVIORISMO;
2.2.2. PSICANÁLISE;
2.2.3. PIAGET - Teoria Construtivista;
2.2.4. WALLON - Princípios Chaves da Teoria;
2.2.5. VIGOTSKY - Teoria Histórico-Cultural;
Unidade III - As contribuições da Psicologia para o trabalho de professor na educação infantil e séries iniciais.
3.1. A importância da brincadeira para o desenvolvimento;
3.2. A apropriação da linguagem escrita;
3.3. Afetividade e relação professor/aluno;
3.4. Desmistificações do fracasso escolar.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário