FREUD EXPLICA!

Freud nasceu em em Freiberg, na Morávia, parte do império Austro - Hungáro, em 6 de Maio de 1856. Aos 4 anos muda-se com a família para a capital Viena. A cidade vivia o declínio do Império austro hungaro, ao  mesmo tempo que a sociedade vienense vivenciava uma ascensão cultural, científica e artística. A Europa passava por uma momento de transformações estruturais importantes com a segunda revolução industrial, que intensificou o êxodo rural, a urbanização, o desenvolvimento de novas tecnologias e com isso, as diferenças sociais.



A origem das espécies, de Darwin, foi públicada em 1859; O Capital, de Karl Marx, em 1867; Roentgen descobriu os raios X, em 1895; Marconi fez a primeira transmissão pelo telégrafo sem fio em 1897; e os irmãos Lumière apresentaram a primeira sessão de cinema, em 1895. Foi nesse contexto de efervescência política, cultural e de inovações tecnológicas que Sigmund Freud cresceu e desenvolveu a Psicanálise.

Estudou medicina em Viena, finalizando sua formação em 1881. Em Paris trabalhou com Charcot e o método da hipnose no tratamento da histeria, posteriormente, ao retornar a Viena, deu continuidade ao seu trabalho com o médico Josef Breuer, publicando com este Estudos sobre a histeria, em 1895. Conforme aprofunda seus estudos Freud acaba por romper com Breuer, abandonar a hipnose e inserir a associação livre como método principal para o tratamento do sofrimento psíquico. A interpretação dos Sonhos, é publicada em 1899. Trabalhou principalmente com mulheres da burguesia vienense, e através dos seus estudos desenvolve a teoria psicanálitica. Esta considera que os processos psíquicos tem um nível inconsciente, que tem uma grande força na ação do sujeito. Um dos aspectos de grande importância da teoria psicanálitica, que foi muito controverso, e levou a uma grande resistência a teoria psicanálitica foi a hipótese da sexualidade infantil.

A rejeição que sofre Freud e a psicanálise faz com que por mais de 10 anos, Freud trabalhe totalmente sozinho e leva também ao seu afastamento de J. Breuer, também seu amigo pessoal. A sociedade médica da época não aceita que a vida humana possa ser influenciada por ideias que não conhecemos (conteúdos inconscientes). Ao afirmar isto e demonstrar que a formação inconsciente se inicia desde o começo da vida e a partir dos dilemas sexuais do desenvolvimento humano, ou seja: através dos dilemas sexuais da infância, Freud desafiava todas as concepções de sua época. A psicanálise atravessa o Atlântico e chega aos Estados Unidos, em 1909, quando Freud é convidado a realizar conferências na Clark University, em Worcester,
Massachusetts. A partir desse momento, Freud começa a formar um circulo de alunos e pessoas interessadas na psicanálise. A rejeição das teses essenciais da psicanálise continuará até hoje, mas a partir daquele momento, cresce também aqueles que defendem junto com Freud o desenvolvimento da psicanálise.
Mas é preciso dizer: Freud é um homem do seu tempo.

Os grandes avanços que propos para o entendimento da constituição humana e a formulação de uma técnica capaz de ajudar as pessoas que sofrem de graves condições de sofrimento psicológico são inegáveis, mas não o tornam um gênio. Os limites que a psicanálise tinha nesse momento, como o não entendimento da mulher, dos homossexuais e da formação da realidade social, são os limites do próprio período em que se desenvolveu. E por isso a psicanálise precisou continuar sendo contruída por autores que trabalharam a partir de Freud. Como Anna Freud, Lacan, Bion, Winicott, Melanie Klein, Abraham, Ferenczi, entre outros.

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/05/19/001.htm

http://www.residencial.com.br/saudenanet/art_freud.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário