Texto 1 sobre Behaviorismo utilizado em Aula (Parte 1)

Olá pessoal!
Seguem os utilizados nas aulas em que tematizamos o Behaviorismo.
Bom proveito!

Grupo PIBID






Universidade Federal de Santa Catarina - PIBID Psicologia 2011
Escola Aníbal Nunes Pires – Magistério - Psicologia da Educação

Unidade II: A Psicologia e sua Relação com a Educação:
As principais teorias e contribuições aos processos de ensinar e aprender:
BEHAVIORISMO/ Comportamentalismo
Encontro 1:
Objetivo: Definir “comportamento” e perceber seus componentes.*

O que é Comportamento? É comum encontrar algumas respostas para essa pergunta que definem o comportamento como o agir, o fazer, de um organismo. É comum, também definirmos o comportamento de alguém apenas pela sua ação. Mas, isso basta? É possível definir comportamento como ação? É possível definir o comportamento de alguém apenas pelo modo como está agindo? No encontro de hoje nossa tarefa vai ser a de responder a essas perguntas e perceber o comportamento como o conjunto de relações que um organismo estabelece com o mundo.

Comecemos pensando na possibilidade de compreender uma ação sem considerar o contexto em que ocorre. Uma ação sempre envolve uma série de relações com o ambiente ao seu redor. É necessário olhar para essas relações para que possamos entender o que o organismo está fazendo! Um exemplo pode tornar mais claro: Uma pessoa levanta o braço e balança de um lado para outro. Se há alguém na direção da pessoa é possível dizer que ela está acenando. Se uma das pessoas está indo embora é possível chamar esse movimento de “dar tchau”ou de “se despedir”. Se olharmos para uma pessoa que realiza o mesmo movimento em outra situação talvez chamemos essa mesma ação de outra coisa: Se uma pessoa realiza essa ação na frente de um quadro-negro rabiscado chamamos o mesmo movimento de “apagar”.

Embora seja comum definir comportamento como agir ou fazer, e mesmo que encontremos essa definição nos dicionários, a psicologia, e em especial o “Comportamentalismo” ou “Análise do Comportamento” têm considerado comportamento como as relações entre a ação de um organismo e o ambiente no qual ele age.

Cabe, ainda, perguntar será que isso é suficiente para olhar com cuidado e precisão para o comportamento? Imagine, por exemplo, que alguém fecha o zíper do seu casaco. A pessoa faz um movimento para segurar o feixe e com o outro braço puxa o zíper. Então ela “fechou o casaco”. Olhamos, nesse exemplo, para o que a pessoa fez e o que o aconteceu depois desse fazer. Mas, se o zíper já estivesse fechado? Percebam que para olharmos para um comportamento é preciso identificar três unidades: a situação na qual um organismo age; a ação do organismo; e a situação consequente a essa ação. A representação abaixo do exemplo pode clarificar:

Situação antecedente
Ação
Situação Consequente
- Casaco aberto
- Vento

- Segurar o feixe
- Puxar o zíper
- Casaco fechado

Quadro 1. Exemplo do comportamento: “Fechar o casaco” para clarificar os três
componentes do comportamento.


A definição de comportamento como a relação entre o que o organismo faz e o ambiente no qual está inserido envolve esses três componentes:
      1. A situação que antecede a ação do organismo (ou mesmo o que ocorre ao mesmo tempo);
      2. A ação do organismo;
      3. e aquilo que ocorre depois da ação.

As relações entre esses três componentes e o que acontece para que elas se mantenham ou se alterem são o objeto de estudo do “Comportamentalismo” ou da “Análise Experimental do Comportamento”. Outro quadro pode ajudar a esclarecer, examinem-no atentamente:

Situação antecedente
Ação
Situação Consequente
(Aquilo que acontece antes, ou ao mesmo tempo, que o organismo age)
(Aquilo que o organismo faz)
(Aquilo que acontece depois da ação do organismo)
Quadro 2. Os componentes do comportamento e as relações que estabelecem entre si.

No quadro 2 as setas indicam as relações entre os componentes de um comportamento. São essas relações mesmas o que chamamos de comportamento. É comum que não olhemos para todas elas, que nosso foco fique na ação, não é mesmo? Mas, elas estão presentes em qualquer comportamento, e é sempre um desafio e uma necessidade importante atentar para elas.
Dos comportamentos mais simples (como fechar um casaco, acenar para uma pessoa, apagar um quadro) até a outros mais complexos (como pensar, imaginar, criar) considerar as relações com o mundo parece ser um fator importantíssimo para compreendermos suas ações e orientar as nossas.
Você pode ter estranhado, mas é isso mesmo, para o comportamentalismo “Pensar” também é um comportamento!
Essas são algumas noções iniciais e fundamentais para que possamos entender o comportamentalismo e suas contribuições para a educação. Elas provavelmente provocaram algumas dúvidas, questões, conclusões... Registrem tudo! Este será um material importante para nosso trabalho nesses três encontros!


















*Material produzido para uso didático na disciplina Psicologia da Educação do Magistério da Escola Aníbal Nunes Pires em 2011.

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