Psicologia nos cursos de Formação de Professores - conteúdo dos slides

  
}  Diana Carvalho de Carvalho
}  Sobre a história da formação de professores
}  Em 1835 foi criada a primeira Escola Normal brasileira (Niterói - Rio de Janeiro)
}  Contexto histórico e social: as discussões sobre a independência do Brasil (1822) – Brasil Império
}  A formação dos professores era responsabilidade das províncias e a 1ª escola normal catarinense foi criada em Florianópolis em 1880
       Em 1888 – Abolição da escravatura
       Em 1889 - Proclamação da república
       Desafio dos primeiros anos da república: implantar um sistema educacional público para atender as demandas advindas do avanço tecnológico e do crescimento urbano de uma sociedade que se modernizava
}  Educação tem um papel fundamental nesse processo: construir um homem novo para esse novo momento histórico.



}  A crença no poder da ciência como instrumental privilegiado que fundamentasse e orientasse essas mudanças era a marca dos debates educacionais da época.
}  Mudanças na sociedade européia
do século XIX
}  Revolução política francesa (1789-1792)
}  Revolução industrial inglesa – marco 1780 (primeiro sistema fabril no mundo)
}  Mudanças no modo de produção da sociedade (sistema feudal para sistema capitalista) e no sistema político das sociedades (queda da nobreza)
}  Crença no progresso do conhecimento humano, na racionalidade, na riqueza e no controle sobre a natureza
}  Visão de mundo da época
}  Crença no progresso do conhecimento humano, na racionalidade, na riqueza e no controle sobre a natureza
}  Homens da nova sociedade são bem sucedidos por habilidades e mérito pessoal – o sucesso depende fundamentalmente do indivíduo
}  O estudo do indivíduo passa a ser uma preocupação das diferentes ciências da época
}  A Psicologia como ciência
}  A Psicologia como ciência figurou desde o início do século XX na constituição do pensamento educacional brasileiro.   Suas ideias repercutiram diretamente na Pedagogia, favorecendo o entendimento da criança  como um ser em crescimento e oferecendo elementos para uma organização científica da prática escolar
}  A Psicologia aparece como disciplina do curso da Escola Normal catarinense pela primeira vez em 1911 (Noções de psicologia e pedagogia).
}  Os conteúdos eram relacionados ao conhecimento da natureza da criança, as leis de seu desenvolvimento, seus interesses e desejos e a educação dos sentidos.
}  As ciências consideradas como referência para uma pedagogia experimental, na década de 1930, eram a Biologia, a Psicologia e as Ciências Sociais
}  O método experimental característico das ciências naturais orientou grande parte dos estudos da Psicologia e das Ciências Sociais, na época.
}  O estudo cientifico da criança tem sua base na Biologia do século XIX e no modelo evolucionista que revolucionou tanto o pensamento biológico, como o sociológico e o psicológico.
}  Para os primeiros psicólogos da criança europeus e norte-americanos  essas idéias evolucionistas significaram a passagem de uma filosofia especulativa para uma psicologia científica
}  A Psicologia daria subsídios para compreender as modificações que ocorrem no ser individual, em cada faixa etária do desenvolvimento do educando.
}  A caracterização objetiva das semelhanças humanas e das diferenças individuais era considerada uma contribuição importante, especialmente por meio dos testes psicológicos
}  Com a entrada em massa das crianças nas escolas, uma das preocupações principais era explicar porque as crianças não aprendem e os seguintes temas passaram a ser objeto de estudo para psicólogos e pedagogos:
}  as questões de inteligência, aprendizagem, as diferenças individuais, os estudos sobre motivação, aprendizagem e personalidade
}  Esses temas foram objeto de estudo de diferentes teóricos da Psicologia ao longo do século XX: Freud (Psicanálise), Skinner (Behaviorismo), Piaget (Construtivismo), Vigotski  e Wallon (Psicologia Histórico-Cultural)
}  As diferentes teorias psicológicas estão presentes como conhecimentos que contribuíram para compreender melhor o processo educacional até os dias de hoje, em especial questões como as dificuldades de aprendizagem, a afetividade, a relação professor e alunos, os processos de aprendizagem e desenvolvimento
}  As mudanças nos cursos de formação de professores
}  Escola Normal – legislação nacional da década de 1940
       Na década de 1970 institui-se a reforma de ensino do 1º e 2º graus (Lei 5692/71) e o curso de Magistério se torna um dos cursos profissionalizantes oferecidos no 2º grau
       Com a LDB de 1996, o Magistério é considerado uma formação inicial, mas não suficiente para atuação profissional do professor
}  Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina
}  Essa Proposta foi elaborada no contexto das primeiras eleições diretas para os estados, depois de um longo período de ditadura militar, com uma vitória massiva dos políticos com perfil de centro-esquerda, e em um momento de grande mobilização dos professores por participação no plano estadual de educação
}  A primeira edição do documento foi elaborada no período entre 1988 a 1991; em 1998, há uma segunda edição e uma terceira, em 2005, com a inclusão de estudos temáticos.
}  Segundo o documento, a Proposta Curricular “fundamentada na concepção histórico-cultural, é o currículo oficial da Rede Pública Estadual de Ensino do estado que orienta todos os trabalhos pedagógicos na diferentes áreas do conhecimento” (SANTA CATARINA, 2007).
}  A Proposta Curricular de Santa Catarina fundamenta-se nos estudos da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente as obras de Vigotski, Leontiev e Wallon, em relação às ideias de infância, a criança, os processos de aprendizagem e desenvolvimento, a aquisição da linguagem escrita e os processos de brincar e aprender.
}  Se na primeira metade do século XX foi hegemônica a compreensão da infância associada a um período instável e efêmero da vida e ao processo de desenvolvimento como decorrência de fatos naturais, tais idéias passam a ser questionadas na produção científica na área da Psicologia no final do século XX
}  Discute-se uma nova significação da Psicologia do desenvolvimento, com paradigmas teóricos que permitam a redefinição da questão da temporalidade humana (rompendo com os tempos estanques representados pela infância, maturidade e velhice), bem como o resgate do caráter de sujeito social, histórico e cultural do homem contemporâneo.
}  Contribuições da Psicologia à formação de professores
}  Não apenas conhecer o desenvolvimento infantil, mas principalmente interrogar as teorias psicológicas a partir da criança concreta que o professor tem diante de si e dos problemas enfrentados na realidade educacional.

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